Início Sobre Mim Sobre o Blog Contato

01 janeiro 2016

Dicas para economizar dinheiro!

Olá corujas! Tudo bem?

No último post, escrevi minhas metas para 2016, e a primeira delas é economizar dinheiro!
Eu tento, tento, mas no final do mês gastei tanto que não lembro nem o que comprei. :s
Preciso economizar por que estou querendo ser independente e isso exige economia e cuidado, então separei umas dicas que podem me ajudar e resolvi compartilhar com vocês (vai que tem uma louca do cartão de credito por aí? kkkk). Então chega de papo e vamos para o que interessa!


1. Registre todas as suas despesas

Já existem aplicativos (pagos e gratuitos) que lhe ajudam com isso, afinal a dica é: gastou? Anota. Então com o celular é bem prático, já que ele sempre está na mão!
2. Crie metas para seus gastos
Agora que você já sabe exatamente qual o seu custo mensal, é necessário criar metas para suas despesas, dividindo-as por categorias:
– 50% da renda para os gastos essenciais: todos aqueles necessários para você se manter no dia-a-dia: moradia, alimentação, transporte, educação, etc.
– 15% da renda para prioridades financeiras: se você estiver endividado, sua prioridade será quitar as dívidas. Se não, poupar para o futuro.
– 35% da renda para estilo de vida: todos os gastos relacionados a hobbies e lazer: academia, salão de beleza, compras no shopping, etc.

3. Despesas para cima, renda para baixo:

Na hora em que estiver criando as metas para seu orçamento, arredonde sempre as despesas para cima e a renda para baixo. Afinal, sua avó já dizia: é sempre melhor sobrar do que faltar.

4. Pague suas contas no mesmo dia:

Mude a data de vencimento de todas as suas contas fixas para logo após o dia em que cai o seu salário. Assim fica bem mais fácil se organizar. O dinheiro entra, você já paga tudo o que deve e fica na conta apenas com o dinheiro necessário para passar o mês.

5. Pare de se consolar com compras:

Depois de uma semana difícil de trabalho, é muito comum cedermos a um impulso de consumo com o pensamento “eu mereço comprar isso”. A questão, entretanto, não é de merecimento. É claro que você merece, afinal, você trabalhou duro, mas a questão nessa situação é priorizar (ou não) seus objetivos financeiros. Seja firme!

6. Peça mais coisas emprestadas:

Quantas vezes no ano você usa uma furadeira? E um vestido longo de festa? É preciso mudar a cultura de que precisamos ter tudo. Em vez de comprar, por que não emprestar essas coisas do vizinho ou de uma amiga?

7. Doe o que não usa mais:

Além de ser um bonito gesto de desapego, quando você doa o que não usa mais, fica mais fácil de saber o que você tem e o que não tem. Aí, quando você sentir vontade de comprar algo, é só verificar se você realmente precisa daquilo ou se você já tem uma peça parecida que passava despercebida no fundo do guarda-roupa.

8. Antes de comprar, avalie se não vale a pena consertar

A roupa perdeu um botão? que tal pedir a vó ou a tia pra lhe ajudar com isso? Pegar umas dicas de costura com elas também é super válido, afinal, aprender não faz mal, certo?

9. Aproveite mais os pequenos prazeres da vida:

Uma volta no parque, um cochilo na rede, um piquenique no jardim e um filme com pipoca em uma tarde chuvosa podem ser bem mais divertidos e recompensadores do que programas caros. Comece a valorizar mais as coisas simples da vida. Sua mente e seu bolso agradecem.

10.  Troque a academia por uma caminhada ao ar livre:

Falta de dinheiro não é opção para deixar de fazer exercício. Poupe a mensalidade da academia criando o hábito de caminhar (ou passear com o cachorro) três vezes por semana.

11.  Não ignore os pequenos gastos:

Um cafezinho depois do almoço e o lanchinho da tarde não fazem diferença no seu orçamento, certo? Errado! Algumas pessoas acabam ignorando os pequenos gastos do dia-a-dia sem perceber que, muitas vezes, eles são os principais vilões do orçamento.

12.  Aprenda alguns truques de decoração:

Você não precisa gastar horrores para deixar sua casa mais bonita. Hoje existem vários sites que trazem dicas para reaproveitar materiais e criar decorações gastando bem menos do que você imagina. Veja dois sites bacanas para se inspirar:

13. Tenha um celular pré-pago:  

Além de economizar, você controla exatamente o quanto vai gastar de telefone no mês: é só estabelecer uma meta e evitar ao máximo passar dela.

14. Evite comer fora:

Tem dias que não tem jeito, mas procure evitar as refeições fora de casa sempre que possível. Leve comida de casa para almoçar no trabalho de vez em quando e, no fim de semana, tente fazer sua própria pizza em casa em vez de usar o delivery.

15.  Foque em quitar as dívidas

Se você está endividado, sua primeira prioridade financeira deve ser quitá-las. Se conseguir pagar à vista, é preferível para conseguir um bom desconto nos juros. Se não, faça uma contraproposta aos credores para conseguir parcelas que caibam no seu orçamento.
16.  Encare a poupança mensal como mais uma de suas despesas
Assim, ela também será prioridade e economizar será mais fácil.

É isso pessoal! Achei todas essas dicas no Guia Bolso. Eles fizeram uma lista com 50 dicas para economizar dinheiro. Separei as que acho que irão me ajudar melhor, mas as outras são ótimas também! Clica no link abaixo para ver a lista completa.

https://blog.guiabolso.com.br/2014/09/19/50-dicas-para-aprender-como-economizar-dinheiro/



Beijos de coruja ;*

Nenhum comentário:

Postar um comentário